Rogier van der Weyden foi um dos precursores no uso da tinta à óleo, e um dos melhores expoentes do método flamengo de pintura. Van der Weyden. Tríptico da família Braque (painel central). Óleo sobre madeira, 41 x 68 cm.
Exemplo de desenho perfurado para transferência. Leonardo da Vinci. Retrato de Isabella d'Este (detalhe). 1500. Giz sobre papel, 63 x 46 cm.
Exemplo de gradeamento de desenho. Apesar de gradeado, esse estudo não foi aproveitado an versão final da tela. Jacques-Louis David. Estudo para a coroação de Napoleão. Assim que o desenho tivesse sido transferido para o painel, o artista iria reforçá-lo ou fazer as alterações que achasse necessárias. Ele usaria nanquim ou nanquim bastante diluído, têmpera, tinta à base de cola, aquarela ou óleo, e a tinta seria aplicada com um pincel de marta pequeno e pontudo. O desenho seria deixaria secando até ficar completamente seco.
Exemplo de desenho transferido por gradeamento e coberto com tinta de caneta tinteiro. Marcelo Gonczarowska. Estudo para o Flautista. 2009. Tela, 60 x 50 cm.O desenho era então isolado com uma camada de selante (que podia conter pigmento, óleo, resinas, bálsamos etc), pois o gesso é muito absorvente. Caso o artista agregasse cor ao selante essa camada seria chamada de imprimatura. O artista deixaria então essa camada secar.
Exemplo de tela imprimada pelo artista russo Alexei Antonov.
Quando a imprimatura estivesse seca, o artista poderia seguir dois caminhos: trabalhar as sombras de forma transparente ou aplicar os tons médios sobre as grandes áreas, em camadas finas.
Neste estudo, a base para a pintura da mão esquerda foi feita com o Terra de sombra crua (raw umber). Marcelo Gonczarowska. Estudo para o Flautista. 2009. Óleo sobre tela, 60 x 50 cm.Alguns pintores usavam uma base de pintura feita de têmpera, para ajudar a estabelecer as formas antes de pintar sobre elas com óleo. A base podia ser monocromada ou colorida.
Uma dessas bases ficaria conhecida como verdaccio, uma técnica herdada da pintura à têmpera: a base seria realizada num verde terroso, para representar as sombras. A intenção era neutralizar um pouco os tons de vermelho, amarelo e rosa que viriam por cima.
Exemplo moderno de uso de verdaccio. Contudo, a técnica aqui está sendo aplica incorretamente, pois o artista cobre toda a imagem com o verde, e não apenas as sombras.•Em resumo: “o método flamengo consiste em pintar sombras transparentes e luzes opacas sobre um desenho linear preciso em rígidos painéis de madeira preparados com branco puro.” [Virgil Elliott]
Pinturas realizadas no método flamengo:
Jan Van Eyck. Anunciação. 1436. Óleo sobre madeira, 39 x 24 cm
Jan van Eyck. Casal Arnolfini. 1434. Óleo sobre madeira, 82 x 60 cm[Marcelo Gonczarowska Jorge]


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