terça-feira, 21 de abril de 2009

CHAVIS EM CAMPANHA 3

A chapa 2 pensou em políticas específicas para dois grupos muito especiais de alunos, que destacamos abaixo:

Propostas para o noturno –

A estrutura da UnB coloca praticamente todo o poder na mão dos professores, deixando para os representantes dos alunos um poder simbólico de pressão. Assim, um CA não pode obrigar os professores a dar aulas no período noturno, mas pode tomar outras atitudes: levantar junto à secretaria do departamento a lista de professores cujo contrato é para lecionar no noturno; conversar com esses professores e fazer um apelo para que cumpram seu contrato e dêem aulas à noite; caso a resposta seja uma negativa, o assunto será levado para o Colegiado do VIS e para a Chefia do Departamento, que ficarão ambos responsáveis por tentar convencer o professor ou por tomar as medidas cabíveis. Não é a intenção da chapa 2 entrar em atrito com quem quer que seja, principalmente os professores, mas, se tiver que escolher um lado, seu lado será o dos alunos.

Além disso, a Chapa 2 vai lutar pelo aumento do número de matérias optativas, como as histórias da arte, as gravuras e pintura 2. Como o curso de Artes Plásticas noturno é de licenciatura, é fundamental que os alunos tenham acesso a essas matérias, pois serão eles os responsáveis por incutir em gerações de crianças e adolescentes o amor pela arte. Além disso, vale lembrar que muitos alunos do bacharelado não podem freqüentar a universidade em outro turno, e portanto precisam dessas matérias para poderem seguir com o curso sem serem obrigados a sair do fluxo.

Ensino à distância –

Em primeiro lugar, é necessário entender o status legal do curso à distância de Artes Plásticas. É um curso da UnB? É gratuito? O diploma deles corresponde ao nosso? Como as aulas práticas são ministradas? Após esses meandros legais e burocráticos serem esclarecidos, nós 1º - informaremos a esses estudantes que eles possuem um CA para representá-los; 2º - discutiremos o currículo deles assim como faremos com o nosso; 3º - montaremos uma comissão permanente para averiguar a qualidade desse ensino. Como eles são estudantes como nós, e eles também merecem um CA que possa representá-los junto às outras instâncias universitárias.

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