quarta-feira, 15 de abril de 2009

Palestra com Affonso Romano de Sant'anna

Affonso Romano de Sant'Anna. (imagem da revista O Grito)

Affonso Romano de Sant’Anna é teórico, poeta, cronista, professor, administrador cultural e jornalista. Publicou mais de 40 livros, ensinou em universidades estrangeiras e nacionais e foi presidente da Biblioteca Nacional no período de 1990-1996. Publica uma coluna quinzenal no0 Correio Brazilense, onde a arte é um tema recorrente.



Affonso se propõe a debater sobre arte contemporânea, sob um prisma interdisciplinar, enfocando a premência de se analisar a linguagem utilizada por alguns artistas e ensaístas. Afastando-se dos lugares-comuns e repetições registrados nos livros de história da arte, passa a pente-fino as alucinações críticas de brilhantes escritores como Octavio Paz, Jacques Derrida, Roland Barthes, Jean Clair e outros. Affonso traz, pela primeira vez para o espaço da crítica de arte, elementos da lingüística, da retórica e da filosofia, que são as mais eficazes para se analisar a “arte conceitual”. Este livro dá continuidade a um trabalho tornado mais visível com Desconstruir Duchamp e A cegueira e o saber.



Para os alunos da UnB, vale lembrar que a palestra está sendo organizada pelo professor Sérgio Rizo, que teve muito trabalho para conseguir nos trazer essa figura incrível que é o Affonso Romano.



Data: Dia 23 de Abril, Quinta-feira.
Horário: 15h00 às 17h30.
Local: Auditório da Faculdade de Tecnologia (FT), Campus Universitário, Universidade de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário