sábado, 17 de outubro de 2009

John Flaxman


Retrato de Flaxman por Head

John Flaxman (1755-1826) era filho de um fabricante de moldes em gesso, alojado em Londres. Desde pequeno Flaxman teve contato com a escultura, tanto como forma de arte como um negócio.

Autodidata em muitos sentidos, passou a infância desenhando as estátuas de gesso e fazendo pequenas esculturas em cera. Com apenas 15 anos começou a exibir nos Salões da Academia.

Já um jovem de 20 anos, foi contratado pelo famoso fabricante de Cerâmicas, Josiah Wedgwood, para criar relevos para as peças desenvolvidas pela casa Wedgwood. Na grande maioria, os relevos eram cópias de gravuras de relevos de vasos ou originais greco-romanos. A graça e a pureza desses designs, marca registrada do chamado estilo neoclássico então entrando em voga, seriam reconhecidos mais tarde nas esculturas de Flaxman.

Casamento de Cupido e Psiquê, tablete de jaspe

A apoteose de Homero, vaso de jaspe

Dependendo dos designs como ganha-pão, Flaxman queria alçar vôos mais altos. Conseguiu assegurar algumas comissões para monumentos funerários e tumbas, se tornando assim um escultor em mármore. Das duas fontes de renda Flaxman conseguiu juntar dinheiro suficiente parar viajar à Itália em 1787. Lá, estudou a estatuária antiga e a arte renascentista.


A fúria de Atamás



Monumento ao vice-almirante Nelson


Na Itália, recebeu a encomenda para preparar uma série de desenhos sobre a Ilíada. O resultado, vários desenhos sem sombra e luz, de contorno marcante, anatomicamente corretas, causou um frisson no mundo artístico europeu da época. O espírito puramente neoclássico dos desenhos influenciou toda uma geração de artistas, sendo considerados pelos seus contemporâneos como a epítome do desenho: simples, claros e diretos. Flaxman afirmou que se inspirou nos desenhos dos vasos gregos para criar suas gravuras, tentando absorver ao máximo a essência do estilo para criar ilustrações da Ilíada como provavelmente seriam aquelas na época de Homero.


A luta pelo corpo de Pátroclo, ilustração para a Ilíada


Por essa mesma época, começou a receber grandes encomendas de patronos britânicos. Suas esculturas pareciam absorver o espírito grego, claramente inspiradas no estatuário antigo. Seu estilo era apreciado por ser puro, sem contaminação, como vindo direto da Grécia antiga, como desejava o gosto da época. Após Canova, era considerado o mais importante escultor vivo, formando com aquele e Berthel Thorvaldsen a Trinddade da escultura neoclássica.

Em 1794 voltou para a Inglaterra, onde foi recebido como uma celebridade. Foi a figura dominante na escultura em seu país até sua morte. Em 1810 a Academia Real criou uma cadeira de Escultura especialmente para ele, que até sua morte produziu enormes peças em mármore para igrejas, tumbas e monumentos funerários, sem nunca perder a pureza de suas obras.
Apolo e Marpessa


Céfalo e Aurora
[Marcelo Gonczarowska Jorge]

Um comentário:

  1. adoreiiiiiiiiiiii flaxmam foi realmente genial no que ele se pois a fazer
    valeu pelo conteudo e fotografias
    obrigado!

    ResponderExcluir