quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Modelos de gesso 2

O museu Pushkin de Moscou é o museu da Academia de Belas Artes de Moscou. A coleção é primorosa, com trabalhos de artistas como Poussin, Ingres, David etc. Uma boa parte da coleção são cópias de altíssima qualidade em gesso e bronze de peças clássicas da escultura e arquitetura ocidental. Lá há cópias desde a arte grega arcaica até o David de Michelangelo e depois, assim como cópias de portais de igrejas góticas, túmulos etc, além de muitos originais, principalmente de peças do Antigo Egito.

O interessante em possuir coleções como essas é levar ao público um acervo ao qual, de outra forma, a maioria das pessoas não teria acesso, e que são clássicos da arte frequentemente citados em livros. O caráter educativo já fica explícito na entrada do museu, numa plaquinha que avisa que o tamanho máximo permitido das folhas usadas para desenhar as estátuas é A4.


As fotos abaixo são de, basicamente, peças da Antigüidade clássica, que eram o meu maior interesse na época em que eu visitei o museu. Vale lembrar que eu não sou fotógrafo profissional e fotografar sem flash pode ser uma armadilha! rs


Busto de Homero (período helenístico) e túmulo (Renascimento italiano)
Retrato romano


Alegoria ao Rio Nilo. Período helenístico. Essas representações alegóricas de rios eram comuns no período helenístico e romano. Sabemos que é o rio Nilo pela esfinge do lado direito.


Vitória. Período clássico (reconstrução). Essa Vitória é uma reconsturção daquela que estaria na mão da gigantesca estátua de Atena, no templo de Palas Atena, na cidade de Atenas.



Atena, período clássico. Atena, período clássico.




Alegoria à Paz com seu filho Abundância. Período clássico. Retrato romano. Níobe.




Atena, período clássico. Cânon, de Policleto (?). Retrato romano.

Retrato romano. Asclépio. Período clássico. Apollo Belvedere. Período Clássico.


Retratos. Período romano.


?. Cômodo. Período romano.

Templo. Retrato de rei como atleta. Período helenístico.

[Marcelo Gonczarowska Jorge]

Nenhum comentário:

Postar um comentário