segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Richard Lack comenta "Ninfas e Sátiro" de Bouguereau

O artista e professor americano Richard Lack morreu em setembro passado. Ele foi um dos principais promotores da tradição acadêmica no século XX, e formou dezenas de alunos capazes de pintar com base nos princípios clássicos.



O exerto abaixo foi retirado de um artigo que ele escreveu em 1982 sobre William Bougureau, muito antes que o artista francês retomasse sua popularidade no final do século XX.


Bouguereau. Ninfas e sátiro. 1873. 260 x 180 cm. Clark Art Insitute, Williamstown.





"Um exemplo excelente do uso engenhoso que Bouguereau fazia da luz e sombra pode ser visto no celebrado Ninfas e Sátiro. A figura agarrando o braço esquerdo do sátiro é iluminada por trás com uma forte luz refletida espalhada no lado sombreado da cabeça e dos ombros, apresentando um dos mais difíceis problemas para o desenhista. Uma cabeça desse tipo deve ser modelada com o mínimo de contraste de valores para opor-se às passagens na luz que são completamente modeladas. Bouguereau é muito bem sucedido e com total autoridade. Em Ninfas e Sátiro, uma das suas melhores obras, nós podemos ver claramente a estrutura linear subjacente. (Deve-se destacar que não é suficiente conceber-se uma pintura linearmente; essas linhas devem ser belamente proporcionadas em relação umas às outras e em relação ao formato da pintura. Bouguereau raramente tropeça nesse sentido.)"



[artigo original de Richard Lack em http://www.aristos.org/backissu/bouguereau.pdf]

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