terça-feira, 21 de setembro de 2010

Passado e Presente do Líbano em Ensaio Fotográfico


Durante 30 dias no Líbano, o fotógrafo André Ribeiro desenvolve seu novo trabalho no qual registra a realidade desta potência do mundo Árabe, 20 anos após a guerra civil encerrada nos anos 1990.

Registrar a realidade de um país ressurgido das cinzas é um dos enfoques do novo trabalho desenvolvido pelo fotógrafo André Ribeiro. Este brasileiro, nascido em Brasília no ano de 1983, ainda era criança quando a guerra civil no Líbano encerrou-se após duas décadas de conflitos. O registro a ser desenvolvido em Beirute e localidades próximas pretende focar o lado positivo da reconstrução do país, reerguido junto à força de vontade de seus cidadãos para superar os grandes sofrimentos e adversidades enfrentadas naquele período. Vinte anos após os acordos que possibilitaram condições para o encerramento definitivo dos conflitos no Líbano, o cenário encontrado é um misto de estruturas modernas e de alta tecnologia, com os degradados e múltiplos escombros e rastros da guerra que mostram-se encrustados no cotidiano da sociedade.

O ensaio proposto é uma homenagem ao poder de superação dos seres humanos, facilmente identificado em cada esquina e cruzamento de Beirute. É uma cidade em ritmo alucinante de construção e crescimento, onde o novo e o antigo mesclam-se a todo momento. Prédios novíssimos e imensos rasgam os céus e figuram, de modo rotineiro, ao lado de escombros, prédios parcialmente destruídos e com paredes decoradas por milhares de perfurações de balas. Há constantes falhas na rede elétrica, que cessa e retorna brevemente o suprimento de energia elétrica, diversas vezes ao dia.

O trânsito é desordenado e barulhento, as pessoas buzinam o tempo todo pelas ruas apertadas da cidade onde carros novos e de marcas nobres compartilham as pistas com carros antigos e destruídos. Há uma homogeneidade no caos, o novo e intacto divide a todo tempo seu espaço com o velho e o degradado resultando em um diálogo entre a criação e a destruição.

Porém, em meio à esta lembrança constante dos problemas passados, por causa da destruição que se vê em todo lugar, as pessoas e sua índole sobresaem-se. O que encontramos no Líbano são pessoas prestativas e educadas, receptivas e singelas, e que irão ajudar o turista comum no que puderem. Além disso, a maioria da população fala 03 línguas, Árabe, Francês e Inglês, e por isso não é difícil de se comunicar em lugar algum.

É neste cenário que o fotógrafo propõe-se a difundir o atual estado de um país que enfrentou e supera uma castástrofe inimaginável, e que pode e deve servir de exemplo para outras sociedades que precisam vencer suas adversidades, possibilitando espelhar-se neste que é apenas um dos inúmeros casos de superação encontrados na sociedade moderna mundial.

Iniciado no dia 16 de setembro, após um dia e meio de viagem de avião entre Brasília e Beirute, André Ribeiro terá até 16 de outubro de 2010, quando deixa o Líbano, para completar o registro fotográfico a que se propõe. Neste período, serão postadas diariamente imagens do trabalho na internet, que poderão ser acompanhadas e comentadas por qualquer interessado. Para isto, é só acessar o Flickr criado especialmente para a viagem pelo artista. Basta procurá-lo pelo seu nome de usuário AndreRibeiro.A2R, ou simplesmente entrar no link www.flickr.com/photos/53631299@N06 .

SOBRE O FOTÓGRAFO

André Ribeiro é formado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília, onde habilitou-se em Publicidade e Propaganda em 2007, atuando na área de produção cultural desde então. Realizou sua primeira exposição individual intitulada “Cotidianos de uma Cidade Planejada” em 2007, onde registrou cenas do dia-a-dia do centro da Capital Federal brasileira privilegiando a integração entre os elementos urbanos da arquitetura moderna da cidade e sua interação e integração com as pessoas que por eles passam. Seus trabalhos integraram a coletiva realizada pelo Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO “AOS VENTOS QUE VIRÃO... Brasília (1960-2010)”, em agosto de 2010.

CONTATO

André Ribeiro

andreribeiro.a2r@gmail.com

www.flickr.com/photos/53631299@N06

Nenhum comentário:

Postar um comentário