Programa de Pós-graduação em Arte quer mais integração com os movimentos sociais e culturais
Thais Antonio - Da Secretaria de Comunicação da UnB
O 1º Colóquio do Programa de Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília vai promover, em quatro dias de debate, a reflexão sobre o papel da Academia na produção artística. Critérios de avaliação nos programas de Mestrado e Doutorado também serão tema das discussões. O coordenador do PPG-Arte, Nelson Maravalhas Jr, acredita que a arte não está devidamente inserida no sistema acadêmico. “A arte é uma intrusa”, diz. “As pessoas ainda veem a Academia como lugar das Ciências e das Humanidades”.
| Divulgação/UnB Agência |
Maravalhas destaca a arte como uma intrusa dentro da academia |
Para o professor, usar a universidade como espaço de criação é uma forma de sistematizar a produção artística. “O artista que entra na universidade tem curiosidade intelectual e quer saber onde localizar seu trabalho dentro de um universo maior”, explica. “O colóquio é uma forma de auxiliar as pessoas que estão nesse processo”.
A diretora do Instituto de Artes, Izabela Brochado, endossou o objetivo do colóquio em seu discurso de abertura. “Este é um momento de promover a discussão do que é a pesquisa em arte dentro da Academia e de que forma se estabelece a interlocução entre as áreas do conhecimento artístico com movimentos sociais e culturais”.
PALESTRAS - O primeiro dia do evento contou com palestras do professor Hélio Ferreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do ator Gustavo Wanderley, um dos diretores do Centro Cultural Casa da Ribeira, em Natal. Hélio destacou o papel da universidade na produção de projetos complexos. “A Academia tem uma dimensão utópica que possibilita manter projetos que seriam inviáveis em outros lugares e circunstâncias”, afirma.
Já Gustavo criticou a oferta atual de cursos de extensão das universidades. “Existe um contexto artístico efervescente, novo, criativo e é preciso oferecer atividades que despertem o interesse das pessoas”.
O colóquio começou nesta terça-feira, 19 de outubro e segue até sexta, 22, no anfiteatro 14, na Ala Norte do ICC.
O Db
20 de Outubro (4ª feira)
MILTON MACHADO (UFRJ)
PAULO HERKENHOFF (Curador Independente)
Presidente da mesa: GRACE DE FREITAS (THA-PPG-Arte/UnB)
21 de Outubro (5ª feira)
TANIA RIVERA (UnB e UFF)
SONIA SALSZTEIN (USP)
Presidente da mesa: GÊ ORTHOF (PC-PPG-Arte/UnB)
22 de Outubro (6ª feira)
MATTEO BONFITTO (UNICAMP)
JOSÉ DA COSTA (UNIRIO)
CIANE FERNANDES (UFBA)
Presidente da mesa: ROBERTA MATSUMOTO (PPG-ARTE/UnB)
Textos: UnB Agência. Fotos: Divulgação/UnB Agência
Nenhum comentário:
Postar um comentário