
Caros colegas,
este é um e-mail enviado pela professora Ana Mae Barbosa, pioneira da arte-educação no brasil;
pedimos sua autorização para divulgá-lo: é importante que nos como estudantes tomemos conhecimento da história da instituição da qual fazemos parte, para que assim possamos continuar a escrevê-la com novas e coloridas tintas.
->
"Claro, não só dou minha autorização como também me sentirei muito HONRADA desta pequena parte da heróica história da UNB ser conhecida pelos estudantes de hoje. A luta contra a ditadura na UNB teve várias etapas . A demissão coletiva dos professores em 1965 foi caso único no mundo em uma universidade. Um beijo anamae"
"Queridos Suzete, Therese e Belidson
Meus parabéns pela criação da linha de pesquisa em Arte/Educação na UNB.
Sinto-me recompensada pela luta que iniciei na UNB pelo reconhecimento da Arte/Educação nesta Universidade. Fui a primeira professora de Arte/Educação da UNB em 1965 quando organizei o primeiro Congresso de Arte Educação numa Universidade Brasileira e criei a Escolinha de Arte da UNB sob a orientação do meu inesquecível mentor e Bauhausiano convicto, Dr.Alcides da Rocha Miranda . Ivone Jean , uma jornalista culturalista muito ajudou .Infelizmente fui demitida pela ditadura militar.
Aliás, acho a condição de linha de pesquisa de um programa maior mais adequada aos tempos pós modernos que a de programa independente.A tendência das linhas independentes é se estabilizarem, se congelarem . Se a pesquisa em Arte/Educação está ao lado de outras linhas de pesquisa em Arte ou em Educação a tendência é a contaminação mútua, expansão de abordagens teóricas e processos de significação .Precisaríamos de pesquisa para detectar as diferenças entre a acoplamento a áreas de Educação como na UBC,Canadá e UFRGS-Rio Grande do Sul e integração a áreas de Artes Visuais como USP e UNB.
Minhas congratulações transbordantes de alegria aos que lutaram pela aprovação e aos que aprovaram a nova linha de pesquisa .Agradecimentos aos professores que durante estes anos de luta orientaram Arte/Educadores na linha de pesquisa em Arte e Tecnologia produzindo excelentes dissertações.Nunca deixei de acompanhar de perto a vida do IDA, pois me sinto até hoje parte da UNB. Com a anistia tentei voltar , mas a vida não permitiu .
Um beijo
Ana Mae"
Nenhum comentário:
Postar um comentário