quinta-feira, 9 de abril de 2009

PERFIL - Maciej Babinski


Desenhista, gravador e pintor, viveu na Inglaterra entre 1940 e 1947, fixando-se a seguir em Montreal, no Canadá. Em 1953, mudou-se para o Brasil onde vive desde então. Apesar de ter iniciado sua formação acadêmica sob influência da vanguarda abstrata canadense, junto aos jovens discípulos de Paul Emile Borduas, logo após chegar ao Rio de Janeiro encontrou no expressionismo, sobretudo de Oswaldo Goeldi, atmosfera mais adequada à sua criação.
Durante muitos anos dedicou-se quase que exclusivamente ao desenho e à gravura. A partir dos anos 1980, no entanto, passou a pintar com regularidade, estabelecendo-se aos poucos, também como pintor. Ao expressionismo básico de Babinski, ao qual não faltou nos primeiros momentos a influência cubista, juntaram-se elementos românticos e surrealistas, adicionando ao seu trabalho um certo lirismo e uma propensão ao caricatural e ao grotesco, sem se afastar completamente do racional e sem desejar a ironia ou o fantasmagórico.


Figuras, 1963
Água-forte s/ papel, 15 x 18 cm
Babinski foi professor da UnB por duas vezes. Na primeira, teve que deixar a universidade devido a perseguições políticas - o ano era 1965. Foi reintegrado ao VIS nos anos 80 e lecionou até 1991 quando se aposentou. Babinski é um dos gravadores e artistas mais importantes do país, e seu conhecimento e sua clareza ainda impressionam quem tem a oportunidade de conhecê-lo.

3 comentários:

  1. e ele ainda perambula pela UnB de vez em quando.

    ResponderExcluir
  2. gente , ele mora na minha cidade ha vinte anos e eu nao sabia!
    e minha cidade é pequena!
    fiquei encantado ao conhece - lo!

    ResponderExcluir