terça-feira, 28 de abril de 2009

Prêmio de arte distribuirá US$ 450.000,00 - sem júri!!

O amante da arte Rick deVos, membro de uma das famílias mais ricas do estado de Michigan, nos EUA, lançou uma concurso para artistas que pagará 450 mil dólares em dinheiro - tendo o primeiro lugar direito a um prêmio de 250 mil dólares.

A proposta do concurso é radicalmnente diferente dos seus similares que existem atualmente, e se encaixa perfeitamente num mundo que vive a Era da Internet: ao invés de confiar a decisão a um júri, o concurso será decidido por membros do público, que poderão votar por celulares, online ou com a ajuda de outros aparelhos eletrônicos.

DeVos, o criador do prêmio, diz que a intenção é integrar as pessoas à arte - o que parece ser uma jogada muito inteligente.

O prêmio funcionará assim: os candidatos postarão seus trabalhos no site artprize.org, enquanto locais de exposição (podendo ser qualquer lugar: museus, restaurantes, lojas) na cidade de Grand Rapids (Michigan) vão selecionar candidatos para exporem no seu espaço. Contudo, os artistas vão ficar responsáveis por enviar seus trabalhos para Grand Rapids até setembro deste ano, onde os trabalhos ficarão expostos por duas semanas e só pessoas que visitarem a exposição in loco poderão se cadastrar para votar.

Todos os tipos de arte serão aceitos: desde pintura e escultura tradicionais, até performance, música, instalação etc.

Esta é provavelmente a primeira tentativa real em muitos anos de dar ao público o direito de se pronunciar sobre o que gosta, em se tratando de arte. A chance está aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário