Millais. O cavaleiro errante. 1872. Óleo sobre tela, 184 x 136 cm. Tate Gallery, Londres.
A versão acima não é a primeira desta pintura. Millais - mais conhecido como um dos fundadores do movimento pré-rafaelita - havia pintado a versão original com a personagem da moça olhando para o cavaleiro. O público da época achou a imagem muito lasciva (é, eram outros tempos) e Millais foi pesadamente criticado.
Mortificado pela reação do público, ele não epnsou duas vezes e cortou a tela, tirando a cabeça da moça, e substituiu por um outro pedaço onde pintou a versão que vemos agora. Esta versão está na Tate Gallery, uma das principais galerias britânicas de arte moderna e contemporânea.
Para os curiosos: Millais aproveitou aproveitou a cabeça em outra pintura, A Mártir de Solway, que eu reproduzo abaixo.
Mortificado pela reação do público, ele não epnsou duas vezes e cortou a tela, tirando a cabeça da moça, e substituiu por um outro pedaço onde pintou a versão que vemos agora. Esta versão está na Tate Gallery, uma das principais galerias britânicas de arte moderna e contemporânea.
Para os curiosos: Millais aproveitou aproveitou a cabeça em outra pintura, A Mártir de Solway, que eu reproduzo abaixo.
Millais. A mártir de Solway. 1871. Óleo sobre tela, 60,3 x 56,5. Galeria Walker, Liverpool.
- imagens de www.artrenewal.org
[Marcelo Gonczarowska Jorge]
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