segunda-feira, 2 de novembro de 2009

IMAGEM DO DIA

Waterhouse. Santa Eulália. 1885. Tate Gallery, Londres


"Esta é uma das pinturas mais incomuns, e portanto uma das mais impressionantes, de Waterhouse. O cadáver de uma garota de 12 parece especialmente fora de lugar numa pintura de Waterhouse, mas ele o realizou talentosamente. Sua escolha composicional –colocando o cadáver na frente e deixando boa parte do meio desocupada – era arriscada mas funcionou: ao colocar todas as figuras do fundo à distância, ele concentrou a visão do observador no corpo nu. A nudez também é uma ruptura para Waterhouse – e algo que poderia tê-lo tornado alvo de críticas – mas sua abordagem sensível do tema, a juventude da santa, e o contexto histórico da pintura permitiram-no escapar da caneta dos críticos. O olho também é levado à garota assassinada pelo ângulo da lança do soldado romano, que aponta para as cordas que a prendiam à cruz.




De acordo com a lenda, acredita-se que Deus mandou a neve como uma mortalha para cobrir a santa [a neve caiu de repente, nenhuma das figuras está usando roupa de inverno]; e diz-se que a pomba voando para cima próxima aos fiéis, simbolizando a alma de Eulália voando para o céu, teria saído da boca da garota."





Lucinda Hawksley. Essential Pre-Raphaelites. Bath: Paragon Publishing, 1999, p. 232, tradução de Marcelo Gonczarowska Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário