quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ARRUMA O IdA!!!


O INSTITUTO DE ARTES
EXIGE O SEU RUMO ORIGINAL

No semestre passado, o campus Darcy Ribeiro foi também um espaço de exercício político através da arte. Nós, estudantes do IdA - dos departamentos de Desenho Industrial, Artes Visuais, Artes Cênicas e Música; nos engajamos em não deixar que, mais uma vez, a importância de nosso espaço fosse despercebida, assim como o compromisso que nos é devido, desde que nesta universidade a ignorância reprimiu o sonho.

O movimento Arruma o IdA é uma prova de que, hoje, se pode responsavelmente reivindicar seus direitos com liberdade. Mas que ainda hoje, da ignorância herdada da ditadura militar não nos distanciamos tanto, pois posturas acadêmicas clássicas tentam por vezes nos acoar, enquanto que por décadas as administrações nos tratam como um adereço, como uma exceção expressiva.

Vemos artistas serem convidados para eventos que tem por objetivo expandir o sentimento e a visão, questionar a percepção e discutir novas realidades; mas é nesta universidade que aqueles que têm como pesquisa a própria inquietação são colocados em cheque sem condições mínimas para estudar, produzir e pesquisar; desprivilegiados no patamar que nos foi outorgado por Darcy.

Na universidade que um dia idealizou um Instituto Central de Artes, par dos Institutos Centrais de Ciências e Letras, há um orçamento irrisório para o, atual, Instituto de Artes, há departamentos sem prédios e mesmo sem salas para ensinar, há um teatro interditado por ausência de manutenção, e uma infraestrutura física repleta de graves perigos e deficiências.

Viemos hoje reivindicar por continuidade nos encaminhamentos dados a todas as carências emergenciais do IdA, o Instituto de Artes; pelo atencioso mantenimento de amplo diálogo estabelecido pelo Movimento Arruma o IdA, e principalmente, pela garantia do nosso espaço nessa universidade, que nos planejou enquanto alicerce e nunca enquanto disparidade.

- PELA REFORMA EMERGENCIAL DO TEATRO HELENA BARCELOS
- PELA IMEDITA ACOMODAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE DESENHO INDUSTRIAL EM ESPAÇO DIGNO
- PELA GARANTIA DA NOSSA ÁREA PARA DEVIDA CONSTRUÇÃO DO NOVO
COMPLEXO DAS ARTES, À COMEÇAR PELO PRÉDIO DO DESENHO INDUSTRIAL

PELO RESPEITO A QUEM TODOS APLAUDEM

ARRUMA O IdA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário